Pastoral da Saúde e Sócio-caritativa - entrega de diplomas - 21 de Junho de 2011

Educar e Cuidar na Caridade

No dia 21 de junho de 2011, às 21.30 h., decorreu no Centro de Cultura Católica do Porto a sessão de entrega de diplomas aos formandos do Curso de Educação da Sexualidade – Formação de Educadores e do Curso de Visitadores Pastorais em Instituições da Terceira Idade.

O primeiro curso, já na sua terceira realização, resultou duma parceria entre o Centro de Cultura Católica e o Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde e contou também com o apoio da Casa do Professor para efeitos de creditação. Foi lecionado de Outubro a Março últimos sob a orientação da Prof.ª Teresa Tomé Ribeiro. Procurou habilitar os participantes, no exercício da sua atividade como educadores de adolescentes e jovens, a porem em prática uma educação da sexualidade fundamentada na visão cristã da pessoa. Concluíram o Curso com aproveitamento 29 formandos.

O segundo curso, que juntou à referida parceria o Secretariado Diocesano da Pastoral Social e Caritativa, formou visitadores pastorais para instituições de apoio à terceira idade, proporcionando uma reflexão sobre a velhice na sociedade contemporânea e sobre a missão eclesial dos idosos e fornecendo as competências necessárias para um desempenho qualificado daquele serviço pastoral. Foi lecionado em duas fases distintas. Depois da fase curricular, de Março a Maio de 2010, decorreu o estágio de Outubro de 2010 a Janeiro de 2011. Concluíram-no com aproveitamento 60 formandos, a que se juntam mais 20, que não se sujeitaram a avaliação.

A sessão de entrega de diplomas foi aberta pela Enf. Isabel Ribeiro, coordenadora de formação do Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde. À saudação de todos os presentes, seguiu-se uma comunicação subordinada ao tema “Educar e Cuidar na Caridade”. Após terem tomado a palavra a Prof.ª Teresa Tomé Ribeiro e o P. Lino Maia, numa breve palavra alusiva respetivamente a cada Curso, procedeu-se à entrega dos diplomas e ao encerramento da sessão pelo P. Adélio Abreu, diretor do Centro.

Durante a entrega dos diplomas e nas conversas informais do final da sessão notava-se a satisfação pelas atividades formativas desenvolvidas e frequentadas. Serve de incentivo para as propostas que estão ser pensadas para 2011/2012 nesta área: uma nova edição do Curso de Educação da Sexualidade e um curso novo subordinado ao tema “Acolher, Acompanhar”.