Em sintonia com o lema do ano 2015/2016, o CCC, conjuntamente com a Formação do Diaconado Permanente e a Comissão Ecuménica Diocesana, organizou o ciclo Revisitar o Concílio. As temáticas escolhidas não pretendem uma abordagem exaustiva, mas integram-se na abordagem que o CCC foi fazendo do Concílio a partir de 2012, quando se iniciaram as celebrações do cinquentenário.

Documentário:  6 de outubro, Concílio Ecuménico Vaticano II.

Conferências:    17 de outubro, A Revelação Divina na “Dei Verbum”, Domingos Areais (notícia; fotos).

3 de novembro, A Igreja como Sacramento de Salvação, Marcos Faria (notícia; fotos).

1 de dezembro, Receção e Hermenêuticas, Adélio Fernando Abreu (notícia).

5 de janeiro, A Liberdade Religiosa, José Nuno Silva (notícia; fotos).

2 de fevereiro, O Diálogo Ecuménico, Arnaldo de Pinho (notícia; fotos).

Todas as sessões decorreram no dia referido das 21.00 às 22.00 h., exceto a de 17 de outubro. A conferência deste dia integrou a sessão solene de abertura do ano letivo presidida por D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto, com início às 14.30 h.

Ciclo Revisitar o Concílio

Folheto do Curso Básico de Teologia e do Curso Complementar de Formação de Catequistas