A 26 de abril de 1992 foram ordenados na Sé do Porto os primeiros 18 diáconos permanentes da diocese. Em 2017, cumprem-se 25 anos sobre esse momento significativo da vida da Igreja do Porto.

Nesta ocasião, o Diaconado Permanente da Diocese do Porto e o Centro de Cultura Católica (CCC) promoveram nas instalações do CCC, entre janeiro e março de 2017, um ciclo de conferências aberto a toda a comunidade diocesana subordinado ao tema Diaconado: Ministério e Missão. Nos 25 anos do diaconado permanente na Igreja do Porto. Foi uma oportunidade não só para os diáconos permanentes refletirem sobre o seu ministério, mas também para a comunidade diocesana o poder conhecer e compreender melhor.

O ciclo, programado a partir da «participação diaconal do único e tríplice múnus de Cristo no ministério ordenado» (Diretório do Ministério e da Vida dos Diáconos Permanentes, nn. 22-42), tem agendadas as seguintes conferências:

- 3 de janeiro, 21 h.: Diaconado e Diaconia da Caridade, por José Maria Gonçalves Fabião (Reitor da Igreja da Trindade e Assistente do Secretariado Diocesano da Pastoral Social e Caritativa e da Caritas Diocesana).        Fotos da sessão

- 7 de fevereiro, 21 h.: Diaconado e Diaconia da Liturgia, por João da Silva Peixoto (Pároco de Ermesinde e Diretor do Secretariado Diocesano de Liturgia).       Fotos da sessão

- 7 de março, 21 h.: Diaconado e Diaconia da Palavra, por Manuel Monteiro Mendes (Pároco de Matosinhos e Assistente do Secretariado Nacional da Pastoral Familiar).       Fotos da sessão

O ciclo é de entrada livre, não sendo necessária inscrição prévia.

Ciclo Diaconado: Ministério e Missão

Nos 25 anos do diaconado permanente na Igreja do Porto