Ciclo os novos doutores da igreja

O papa Bento XVI proclamou Doutores da Igreja Santa Hildegarda de Bingen (1098-1179) e São João de Ávila (1499/1500-1569), em 7 de outubro de 2012, na celebração de abertura do sínodo dos bispos, subordinado ao tema sobre A Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã. O Ano da Fé estava iniciar-se-ia dias depois, em 11 de outubro, data do cinquentenário da abertura do II Concílio do Vaticano. Já no anúncio da proclamação, no Pentecostes de 2013, Bento XVI os havia apresentado como «duas grandes testemunhas da fé» (Angelus, 27.5.2012).

Doutor da Igreja é o título que a Igreja atribui aos santos que reconhece terem oferecido, em qualquer época da história, um contributo significativo ao aprofundamento da compreensão do mistério de Deus, dos conteúdos da fé e da riqueza da experiência cristã. Hildegarda da Bingen e João de Ávila fizeram-no em épocas e ambientes culturais distintos. No dizer de Bento XVI, «Hildegarda foi monja beneditina no coração da Idade Média alemã, mestra autêntica de teologia e estudiosa profunda das ciências naturais e da música. João, sacerdote diocesano nos anos do renascimento espanhol, participou na labuta da renovação cultural e religiosa da Igreja e da estrutura social no alvorecer da modernidade» (Angelus, 27.5.2012).

Em pleno Ano da Fé, o Centro de Cultura Católica do Porto (R. D. Manuel II, 286) ofereceu em maio/junho de 2013 um ciclo alusivo aos dois novos Doutores da Igreja, orientado por Alexandre Freire Duarte, doutor em Teologia pela Universidade Pontifícia Comillas (Madrid). Constou de uma conferência sobre cada um deles e da projeção de um filme sobre a vida de Hildegarda de Bingen, segundo o programa que a seguir se indica:

7 de maio de 2013, das 21.00 às 22.00 horas:

Conferência: Santa Hildegarda de Bingen - Texto - Fotos

Alexandre Freire Duarte

14 de maio de 2013, das 21.00 às 23.00 horas:

Filme: Visão - Da Vida de Hildegarda de Bingen

Margarethe von Trotta

Alemanha, 2009, 106 minutos

4 de junho de 2013, das 21.00 às 22.00 horas:

Conferência: São João de Ávila - Texto - Fotos

Alexandre Freire Duarte