Curso Pastoral da Fragilidade 2017

Folheto do Curso Pastoral da Fragilidade

Cuidar na fragilidade

«Jesus, o evangelizador por excelência e o Evangelho em pessoa,

identificou-se especialmente com os mais pequeninos (cf. Mt 25, 40).

Isto recorda-nos, a todos os cristãos,

que somos chamados a cuidar dos mais frágeis».

Francisco, Evangelii Gaudium, n. 209

O Secretariado Diocesano de Pastoral da Saúde propõe no âmbito do programa letivo do Centro de Cultura Católica e com a colaboração deste uma iniciativa de formação.

O Ano Santo da Misericórdia ainda ecoa em nós e pede-nos que nos inclinemos diante dos mais frágeis. Também o Centenário das Aparições da Virgem, em Fátima, é uma interpelação a nos tornarmos mais próximos daqueles que, em razão da sua idade, deficiência ou doença, experimentam, em maior ou menor grau, qualquer tipo de exclusão.

Por isso propomos o Curso Pastoral da Fragilidade, dimensão da condição humana para a qual a misericórdia chama o nosso olhar, que decorrerá de fevereiro a junho de 2017, segundo o programa que se segue. As inscrições fazem-se durante o mês de janeiro.

É obra de misericórdia assumir a fragilidade do outro como tarefa própria, das comunidades e dos seus agentes pastorais. A umas e a outros queremos oferecer a oportunidade de crescer na competência para exercer a proximidade aos que sofrem, reconhecendo nesta tarefa um campo de missão evangélico e evangelizador.

Sabemos que não basta fazer o bem, é necessário fazê-lo bem. A partir desta convicção concebemos e estruturamos a proposta que agora se apresenta, esperando que encontre acolhimento.

Criação da misericórdia de Deus, a Igreja é na misericórdia que encontra o seu modo de estar presente entre os homens e a fragilidade, que a todos é comum, pede às comunidades cristãs, com força de mudo imperativo, que se capacitem para a solicitude junto dos seus membros que já experimentam a fragilidade como limite, perda ou dor.

Destinatários

Todo o Povo de Deus, sacerdotes, diáconos, religiosos/as e leigos, especialmente aqueles que desempenham o serviço da Misericórdia junto de pessoas fragilizadas: todos os que visitam doentes, os idosos, as pessoas com deficiência ou vivem qualquer outro tipo de fragilidade, seja nas paróquias ou nos hospitais, em suas casas ou em instituições.

Objetivos

Aprofundar a formação teológico-doutrinal que permita o crescimento espiritual e o aperfeiçoamento de competências pastorais, éticas e relacionais para o acompanhamento do outro na sua fragilidade.

Horário

Terças-feiras, nas datas previstas junto aos conteúdos programáticos, no horário das 21.00 às 23.00 horas, no CCC.

Durante o mês de janeiro de 2017.

A inscrição pode ser enviada pelo correio ou feita pessoalmente na Secretaria do Centro de Cultura Católica, de segunda a sexta-feira, das 15h às 19h, e ao sábado, das 9.00 às 13.00 horas.

É necessário o envio/entrega do boletim de inscrição preenchido e assinado pelo pároco, uma fotografia, e a taxa de inscrição e frequência a seguir indicada.

Taxa de inscrição e frequência

Com a inscrição deve ser entregue/enviada a quantia de 90.

Este valor inclui o material didático do Curso e quatro livros.

No caso de pagamento por cheque, este deve ser endossado ao Centro de Cultura Católica do Porto.

Calendário e Conteúdos programáticos

14.02.2017: Com Maria, renovai-vos nas fontes da alegria: Linguagem do sofrimento

P. José Nuno

21.02.2017: Tipologia da fragilidade

Goreti Portela, Américo Lisboa, Patrícia Bernardino, Mariana Abranches Pinto

14.03.2017: Relação Pastoral de Ajuda

21.03.2017: Relação Pastoral de Ajuda

28.03.2017: Relação Pastoral de Ajuda

11.04.2017: Perspetiva bíblica: O sofrimento no Antigo e no Novo Testamento

D. António Taipa

18.04.2017: Perspetiva bíblica: Jesus e a fragilidade humana

D. António Taipa

09.05.2017: Espaços de intervenção pastoral: Paróquia/Hospital (duas sessões paralelas)

Diác. Adalberto Vieira, Inês Dias, Patrícia Bernardino

16.05.2017: Morte e luto

Eduardo Carqueja

23.05.2017: Oração e sacramentos na fragilidade

Alexandre Freire Duarte

30.05.2017: O sofrimento e o cuidado no Magistério da Igreja

Alexandre Freire Duarte

13.06.2017: Questões de Bioética

Isabel Ribeiro

20.06.2017: A pessoa fragilizada como sujeito eclesial: A espiritualidade de um encontro

Américo Lisboa, Maria do Rosário Rodrigues

Assiduidade

Para concluir o Curso, o formando não pode exceder duas faltas às aulas.

Folheto
Cartaz
Boletim de inscrição (imprimir e entregar/enviar juntamente com uma fotografia e a taxa de inscrição e frequência)

As informações e esclarecimentos adicionais podem ser pedidos pelo telefone 22 609 46 39 (segunda a sexta-feira, das 15.00 às 19.00 horas; sábado, das 9.00 às 13.00 horas) ou por correio eletrónico.

Notícia e fotos da Sessão de abertura