Escola diocesana de ministérios litúrgicos 2017/2018

A Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos foi criada pelo Secretariado Diocesano de Liturgia em 1989, a partir do Curso de Música Litúrgica já lecionado desde 1971.

Integrada no Centro de Cultura Católica em 2001 e mantendo a ligação ao referido Secretariado Diocesano de Liturgia, a Escola fornece aos alunos as competências necessárias para o exercício dos vários ministérios que a comunidade cristã lhes pede no âmbito da liturgia.

À séria e aprofundada preparação técnica, a proposta da Escola junta a imprescindível formação litúrgica, de modo que os ministérios se situem e exerçam no conhecimento da  ação litúrgica.

Com um plano de estudos que conjuga disciplinas de tronco comum com as disciplinas específicas de cada Curso, a Escola propõe os Cursos de Acólitos, Leitores e Música Litúrgica (Curso de Salmistas, Curso Preparatório e Curso Geral).

Funcionamento

· Os Cursos, de duração trienal, são lecionados sobretudo aos sábados de manhã e de tarde, de outubro a junho. O calendário e o horário das aulas individuais são estabelecidos de acordo com as disponibilidades dos professores e dos alunos.

· A frequência das aulas é obrigatória. Perde a escolaridade quem ultrapassar as cinco faltas injustificadas ou não perfizer 2/3 das aulas previstas por disciplina, independentemente das faltas serem justificadas ou não.

· O aproveitamento dos alunos é objeto de avaliação, de acordo com a especificidade de cada disciplina e o modo determinado pelo professor. A não aprovação duas vezes à mesma disciplina impede a frequência do Curso.

· Os alunos ou as respetivas comunidades contribuem para a sustentação dos Cursos mediante o pagamento faseado da taxa de inscrição e frequência:

Inscrições

· As inscrições decorrem até 29 de julho e de 1 a 29 de setembro. Os alunos que já frequentaram os Cursos no ano anterior renovam a sua inscrição.

· As inscrições fazem-se na secretaria do Centro de Cultura Católica de segunda a sexta-feira das 15.00 às 19.00 horas e aos sábados as 9.00 às 13.00 horas.

· Exige-se a apresentação do pároco ou responsável da comunidade, mediante a assinatura do boletim de inscrição, e a documentação comprovativa das condições requeridas para cada Curso e uma fotografia.

· Os alunos que se inscreverem pela 1ª vez no Curso de Música Litúrgica fazem teste de admissão no dia 30 de setembro às 9.30 horas.

Cursos com os respetivos programas e condições de inscrição

Cursos de Acólitos e Leitores

Curso de Música Litúrgica (Salmistas, Preparatório e Geral)

Outros elementos