O TESOURO MAIS PRECIOSO…

A Bíblia na vida de um viajante português do século XVII:

João Ferreira Annes d’Almeida

O Centro de Cultura Católica do Porto acolheu de 11 a 25 de Novembro de 2007 uma exposição sobre a Bíblia de João Ferreira Annes d’Almeida (1628-1691). Ferreira d’Almeida foi um emigrante português na Holanda e depois no oriente, nomeadamente na actual Indonésia, que em 1842 que converteu à fé reformada em viagem de Batávia para Malaca e em 1656 se tornou pastor da Igreja Reformada Holandesa. A sua tradução da Bíblia para português, editada pela primeira vez em 1681, assume-se como um marco na história da imprensa em português, dada a multiplicidade de edições de então até ao presente.

A exposição, organizada pelo Grupo Interconfessional Universitário do Porto em conjugação com a Sociedade Bíblica, abriu na tarde de 11 de Novembro com uma sessão em que intervieram o P. António Bacelar pelo Grupo Interconfessional Universitário do Porto, o Dr. Alfredo Abreu pela Sociedade Bíblica, o P. Adélio Abreu pelo Centro de Cultura Católica e D. Fernando Soares, bispo da Igreja Lusitana. Seguiu-se um momento musical a cargo do grupo de sinos da Associação Baptista do Norte, a visita à exposição e um Porto de honra.

No contexto da mesma exposição decorreu nas instalações do Centro na noite de dia 13 de Novembro um dos Diálogos com a Bíblia, subordinado ao tema A Palavra que nos une, moderado pelo pastor Eduardo Conde, presidente da direcção da Sociedade Bíblica. Intervieram Abel Pego, pastor baptista, José Carlos Carvalho, professor da Faculdade de Teologia da UCP, e Filipe Ferrão, da comunidade israelita do Porto.

A exposição encerrou em 25 de Novembro com um recital de música portuguesa, holandesa e inglesa dos séculos XVI a XVIII pelo Coro Metodista do Mirante e pelo pastor José Manuel Cerqueira.

Exposição -  11 a 25 de Novembro de 2007