O CCC mantém em lecionação em 2019/2020 a ação de formação em Iconografia Cristã, com novos conteúdos, procurando assim variar as suas propostas formativas, de modo a chegar a outros interessados e a também poder ir ao encontro daqueles que já frequentaram ou estão a frequentar os seus cursos:

Em 2019/2020 é lecionado um terceiro nível - Iconografia Cristã III - que pode ser frequentado também por quem não frequentou o primeiro e o segundo níveis nos anos anteriores.

A Iconografia Cristã II, autónoma relativamente ao Curso Básico de Teologia, mas com as mesmas regras de inscrição e frequência, é lecionada em horário imediatamente antecedente num dos dias deste Curso, de modo que os alunos que se encontram inscritos nele, se o pretenderem e se inscreverem, possam também frequentá-la. É lecionada à sexta-feira, das 18 às 18.50 h., de outubro a junho, de acordo com o calendário do CCC.

O cumprimento das normas de assiduidade do Curso Básico de Teologia e a avaliação positiva  permitem que a Iconografia Cristã II possa substituir no plano de estudos deste Curso uma das suas disciplinas que não seja de frequência obrigatória.

A frequência de Iconografia Cristã IIi tem uma taxa de inscrição e frequência igual à da inscrição e frequência numa única disciplina do Curso Básico de Teologia. Os alunos que estiverem inscritos no Curso ou em parte dele gozam de redução de taxa.

As inscrições decorrem até 31 de julho e de 2 a 27 de setembro. Havendo inscrições suficientes, as aulas iniciam-se a 4 de outubro.

Deixa-se a seguir a ficha de Iconografia Cristã III elaborada pelo docente.

 

Apresentação

 

O Papa João Paulo II apresenta, na Carta aos Artistas, um pensamento que é fundamental para perceber a importância da Arte para a Igreja:

«Para transmitir a mensagem que Cristo lhe confiou, a Igreja tem necessidade da arte. De facto, deve tornar percetível e até o mais fascinante possível o mundo do espírito, do invisível, de Deus. Por isso, tem de transpor para fórmulas significativas aquilo que, em si mesmo, é inefável. Ora, a arte possui uma capacidade muito própria de captar os diversos aspetos da mensagem, traduzindo-os em cores, formas, sons que estimulam a intuição de quem os vê e ouve. E isto, sem privar a própria mensagem do seu valor transcendente e do seu halo de mistério. A Igreja precisa particularmente de quem saiba realizar tudo isto no plano literário e figurativo, trabalhando com as infinitas possibilidades das imagens e suas valências simbólicas. O próprio Cristo utilizou amplamente as imagens na sua pregação, em plena coerência, aliás, com a opção que, pela Encarnação, fizera d'Ele mesmo o ícone do Deus invisível» (Carta aos Artistas, nº 12, 1999).

Reconhecendo esta capacidade da Arte para veicular conceitos difíceis de transmitir, facilmente se compreende que a Igreja tenha recorrido, desde os primórdios, à expressão artística como forma de aproximação à fé, de contemplação do mistério e ainda como pedagogia para propor a Boa Nova de Jesus a todos, independentemente da sua formação ou cultura. Porém, com a crescente e progressiva secularização, os próprios crentes, muitas vezes, já não conseguem entender a mensagem contida nas obras de arte, ao mesmo tempo que se distanciam da arte como instrumento de educação. Procurando reverter esta situação, a disciplina de Iconografia Cristã desenvolve um trabalho importante no sentido de voltar a dar à Arte a devida relevância na transmissão das verdades da Fé, para o que necessita de ser compreendida pelos crentes. Assim, propomos os seguintes objetivos:

 

Objetivos gerais

 

Esclarecer o conceito geral de Iconografia e o modo como é aplicado na análise e interpretação das imagens. Desta forma quem frequentar pela primeira vez a disciplina ficará devidamente integrado e preparado para compreender a metodologia de trabalho e realizar, de forma individual e pessoal, as suas próprias análises. Recuperar e explicar o sentido perdido da arte cristã, não só para a contemplação estética, mas com vista a uma melhor compreensão dos mistérios de Deus, a fim de vivenciar mais profundamente as verdades da fé e abrir caminhos novos para dar testemunho da alegria da Boa Nova de Jesus. Nesse sentido entendemos que também se integra nestes objetivos apresentar a contemplação artística e a compreensão da mensagem das obras de arte como possíveis caminhos individuais para alimentar a fé, contemplar o Mistério de Deus e aprofundar a experiência pessoal de Oração e de Vida.

 

Objetivos específicos

 

1. Estimular para a descoberta dos segredos e da beleza da mensagem artística como caminho para a compreensão dos principais mistérios da fé através da análise de obras de arte cristã.

2. Proporcionar um maior contacto com a Bíblia, com textos da Patrística e fontes medievais cristãs.

3. Sensibilizar para a importância da linguagem estética e simbólica da Arte como pedagogia catequética e caminho novo no processo de evangelização nos tempos modernos.

4. Motivar para a dimensão e valor do património artístico cristão presente nas igrejas e museus e a sua utilidade nos dias de hoje como agente de formação.

5. Fornecer indicações simples, compreensíveis e atrativas para enriquecer e complementar a comunicação com os crentes (homilias, cursos de formação, catequese, palestras…) e a transmissão mais clara dos mistérios da fé cristã.

 

Metodologia

 

Os temas da Iconografia Cristã selecionados serão apresentados de forma prática, mediante uma linguagem acessível, mas rigorosa, interagindo diretamente com os formandos, recorrendo à projeção das imagens e fazendo a sua análise segundo um esquema tripartido: História, Culto e Iconografia.

No que diz respeito à História serão apresentadas, para cada tema, as principais fontes gráficas e literárias da arte cristã (patrísticas, medievais, pós-tridentinas e apócrifas, entre outras). Na vertente respeitante ao Culto, os temas serão apresentados referenciando as suas origens e evolução, respeitando a Tradição e o Ministério da Igreja. No que se refere à Iconografia serão analisadas imagens devidamente selecionadas para explicar a sua criação, o simbolismo presente, a evolução ao longo dos séculos e tentar interpretar corretamente a mensagem que o autor pretendeu transmitir, atendendo aos objetivos acima referidos.

Sempre que possível, serão fornecidas indicações bibliográficas ou textos básicos, importantes para cada tema, a fim de proporcionar, durante as aulas, condições para debate de conceitos e troca de conhecimentos.

 

Programa

 

1. Introdução à Iconografia

2. Da Mitologia à Iconografia Cristã

3. Fontes iconográficas medievais e pós-tridentinas

4. Prefigurações do Novo Testamento

5. Santos: História, Culto e Iconografia

6. Da Iconografia para a Vida: Reflexões e aplicação prática da mensagem das obras de arte na vida e na transmissão dos mistérios da fé cristã.

Tendo em conta o tempo disponível para a disciplina e a vastidão das temáticas abrangidas pelo Programa, serão selecionados, para análise e debate, como base de trabalho, os episódios mais frequentes e/ou os mais significativos.

 

Bibliografia

 

Apresenta-se uma lista bibliográfica, elementar, a qual será ampliada no decurso das aulas com textos e obras de referência de acordo com os temas em estudo.

BÍBLIA Sagrada. 3ª ed. Lisboa/Fátima: Difusora Bíblica, 2002.

BIBLIA Pauperum. Deutsche Ausgabe von 1471. Weimar, Gesellschaft der Bibliophilen, 1906. [Edição Facsimilada]

CARMONA MUELA, Juan — Iconografía Cristiana: Guía básica para estudiantes. Madrid: Istmo, 1998.

CATECISMO da Igreja Católica. 2ª ed. Coimbra: Gráfica de Coimbra, 1997.

COMMELIN, P. – Mitologia Grega e Romana. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

ESTEBAN LORENTE, Juan Francisco — Tratado de Iconografía. Madrid: Istmo, 1990.

FERRANDO ROIG, Juan – Iconografía de los Santos. Barcelona: Ediciones Omega, 1950.

INTERIN DE AYALA, Frei Juan - El pintor christiano, y erudito, ó Tratado de los errores que suelen cometerse freqüentemente en pintar, y esculpir las Imágenes Sagradas. Barcelona, 1883 (3 tomos).

MOLANUS, Jean — Traité des santés images. Paris: Les Éditions du Cerf, 1996. 2 vols.

OVÍDIO – Metamorfoses. 2ª ed. Lisboa: Livros Cotovia, 2010.

PACHECO, Francisco — El arte de la pintura. 2a ed. Madrid: Ediciones Cátedra, 2001.

PALEOTTI, Gabriele — Discorso intorno aile immagini sacrée profane. Città dei Vaticano: Libreria

Editrice Vaticana, 2002. Publicação fac-similada da edição de 1582.

RÉAU, Louis – Iconografía del Arte Cristiano. 6 Vols., Barcelona: Ediciones del Serbal, 2000.

ROSÁRIO, Diogo do — Flos Sanctorum. Lisboa: Typographia Universal, 1869. 12 vols

SANTOS OTERO, Aurelio de (coord.) – Los Evangelios Apócrifos. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 1999.

SPECULUM humanœ salvationis. Graz: Akademische Druck-u. Verlagsanstalt, 1997.

VORÁGINE, Santiago de la — La leyenda dorada. 2a edición. Madrid: Aliança Editorial, 1987. 2 vols.

WALTER, Philippe – Mitología Cristiana. Fiestas, ritos y mitos de la Edad Media. Buenos Aires: Paidós, 2004

 

Docente

Luis Alberto Casimiro

Iconografia Cristã III

Uma proposta de formação para 2019/2020