Visita de estudo -  12 de Maio de 2007

Igreja de Massarelos e zona envolvente

Como complemento da atividade letiva dos vários cursos, o Centro de Cultura Católica do Porto realizou no dia 12 de Maio de 2007 uma visita de estudo à Igreja de Massarelos e zona envolvente. Cerca de 30 visitantes, sobretudo alunos e professores do Centro, saíram pelas 14.30 horas da Casa da Torre da Marca e dirigiram-se pela Rua da Macieirinha para junto do rio Douro, seguindo depois para a Igreja de Massarelos, onde se concluiu a visita pelas 16.30 horas. Ao longo do percurso, o Dr. Júlio Couto, professor de Arte de Dizer e Leitura em Coro da Escola Diocesana de Ministério Litúrgicos do Centro e conhecedor da cidade do Porto, foi chamando a atenção para diversos pormenores e recantos que sem a sua preciosa ajuda passariam provavelmente ao lado dos visitantes. No interior do templo, sublinhou alguns pormenores artísticos e referiu-se sobretudo ao beato Pedro Gonçalves Telmo, ali venerado, a quem recentemente dedicou uma monografia.

O Centro de Cultura Católica agradece ao Dr. Júlio Couto a orientação da visita e à Confraria das Almas do Corpo Santo de Massarelos o acolhimento na Igreja. Para ilustrar a visita, ficam algumas fotografias tiradas no seu decurso.