Audição do 1º Trimestre da Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos 2022/2023

No dia 17 de dezembro realizou-se no Centro de Cultura Católica do Porto a audição do fim do 1º trimestre da Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos.

Intervieram os alunos de Piano da classe de Cristina Barbosa, de Canto das classes de Ana dos Santos e João Reis, e de Órgão da classe de Tiago Ferreira. Interpretaram obras de vários compositores, nomeadamente Bach, Brahms, Caldara,  Czerny, Fischer, Gárdonyi, Mendelssohn e A. Ferreira dos Santos.

O coro, dirigido por Emanuel Pacheco, interpretou algumas peças de Advento e Natal.

A classe de Coro de Leitores de Henrique Ferreira declamou um excerto de “Exortação doméstica em véspera da Visitação” do P. António Vieira.

A audição, inserida na dinâmica pedagógica da Escola, é um momento de apresentação publica do trabalho realizado pelos alunos ao longo do trimestre. Tendo em conta que algum desse trabalho se faz segundo o ritmo do Ano litúrgico, alguns dos elementos apresentados ajudaram também a sintonizar os presentes com o tempo do Advento e a preparar a celebração do Natal do Senhor.

A Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos foi criada pelo Secretariado Diocesano de Liturgia em 1989, a partir do Curso de Música Litúrgica já lecionado na Diocese do Porto desde 1971. Reintegrada no Centro de Cultura Católica do Porto em 2001 em ligação com o referido Secretariado, a Escola fornece aos alunos as competências necessárias para o exercício dos vários ministérios que a comunidade cristã lhes pede no âmbito da liturgia. A proposta da Escola junta à séria e aprofundada preparação técnica a imprescindível formação bíblica e litúrgica, de modo que os ministérios se situem e exerçam no conhecimento da ação litúrgica.

Programa da Audição

Poderá gostar...