No fim da tarde de 22 de julho de 2023, a Catedral do Porto recebeu o Concerto de Órgão dos alunos finalistas do Curso de Música Litúrgica da Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos. Entre os presentes, contava-se D. Manuel Linda, Bispo do Porto, que no fim do concerto teve oportunidade de saudar e estimular os organistas recentemente formados para o serviço da música litúrgica nalgumas comunidades da Igreja do Porto.
Ana Filipa Fonseca (Ul, Oliveira de Azeméis), Carla Sofia Caldas (Ramalde, Porto), João Paulo Martino (Foz do Sousa, Gondomar), Joaquim Pedro Moreira (Tougues, Vila do Conde) e Maria Isabel Timóteo (Corim, Maia), da classe de Órgão do professor Tiago Ferreira, interpretaram algumas das obras que prepararam para o exame final de Órgão, também realizado na Catedral do Porto, a 17 de junho passado. Do programa do Concerto constou “Ite missa est” de Zoltán Kodály, “Cantilene religieuse” de Théodore Dubois, “Pasticcio” de Jean Langlais, “Le banquet céleste” de Olivier Messiaen, “Sonata n. 2 em dó menor” de Felix Mendelsshon, “Ihr Lieber Christen, Freud euch nun” (prelúdio coral) de Zoltán Gárdonyi e “Prelúdio e fuga em Sol Maior” (BWV 541) de Johann Sebastian Bach.
A decisão de realizar o concerto surgiu no contexto da reunião de júri do referido exame final de Órgão, como estímulo aos alunos pelo trabalho realizado e de abertura à comunidade diocesana, dando-lhe a conhecer o projeto da escola, a partir de alguns dos seus frutos. A realização do Concerto na Catedral, Igreja mãe da diocese, não deixa também de apontar àqueles que concluíram o Curso o significado eclesial dos anos de formação que desenvolveram no Centro de Cultura Católica e do serviço de desempenham com mais competência na Igreja do Porto.
A Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos foi criada pelo Secretariado Diocesano de Liturgia em 1989, a partir do Curso de Música Litúrgica já lecionado desde 1971. Reintegrada no Centro de Cultura Católica do Porto em 2001 e mantendo a ligação ao referido Secretariado, a Escola fornece aos alunos as competências necessárias para o exercício dos vários ministérios que a comunidade cristã lhes pede no âmbito da liturgia. A proposta da Escola junta à séria e aprofundada preparação técnica a imprescindível formação bíblica e litúrgica, de modo que os ministérios se situem e exerçam no conhecimento da ação litúrgica. Com um plano de estudos que conjuga disciplinas de tronco comum com disciplinas específicas de cada Curso, a Escola propõe os Cursos de Acólitos, Leitores e Música Litúrgica (Curso de Salmistas, Curso Preparatório e Curso Geral). A partir de 2023/2024, os Cursos de Acólitos e Leitores, bem como o Curso Básico de Teologia, destinado aos que procuram aprofundar as razões da sua fé, formam também para os ministérios instituídos de Acólito, Leitor e Catequista.
Estão a decorrer até 29 de julho e de 1 a 29 de setembro as inscrições dos vários cursos para 2023/2024. Mais informações em ccc.diocese-porto.pt.