Reabrem as inscrições para os Cursos do Centro de Cultura Católica do Porto 2023/2024

Reabrem a 1 de setembro e prolongam-se até ao dia 29 as inscrições para os cursos do Centro de Cultura Católica do Porto (CCC) referentes a 2023/2024.

Na fidelidade à sua missão de ser na Igreja do Porto «um Centro de irradiação da cultura católica, principalmente para o laicado», o CCC deixa-se inspirar este ano pelo lema «Para uma Igreja pluriministerial», no seguimento do documento da Conferência Episcopal Portuguesa «Ministérios laicais para uma Igreja ministerial» (junho de 2022) e da nota pastoral «Ministérios instituídos na Igreja do Porto» (29 de maio de 2023), pela qual D. Manuel Linda, Bispo do Porto, convida «a Igreja diocesana a dar um passo determinado na implementação efetiva dos ministérios laicais instituídos de leitores, acólitos e catequistas» e indica como conveniente formação «os programas da Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos e do Curso Básico de Teologia do nosso Centro de Cultura Católica», em articulação «com o Secretariado Diocesano da Educação Cristã (para a Instituição de Catequistas) e com o Secretariado Diocesano de Liturgia (para os ministérios do Leitorado e do Acolitado)».

O CCC ajustou assim, em diálogo com os referidos Secretariados, as suas propostas formativas já habituais no âmbito teológico-pastoral e da formação para os vários ministérios para corresponder aos desafios da Igreja diocesana no que respeita aos ministérios instituídos, enquanto quer continuar a ser resposta para os leigos que procuram uma fé mais esclarecida e que as comunidades entendem mandar for­mar para o serviço eclesial (acólitos, leitores, salmistas, organistas, diretores de coro, catequistas…), para as religiosas que desejam aprofundar os seus conhecimentos teológicos no âmbito da sua vida de consagração e para os candidatos ao diaconado permanente no seu percurso formativo para a ordenação.

Como novidade, em resposta também aos reptos diocesanos, refira-se a lecionação parcialmente online do Curso Básico de Teologia, de modo a exigir apenas uma deslocação semanal às instalações do CCC, aos sábados de manhã, quando ocorrem as aulas de tronco comum partilhadas com a Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos. Os cursos desta, pelas exigências da sua componente prática e porque já concentrados apenas ao sábado, funcionarão em modo totalmente presencial.

Como em anos anteriores, procurou-se acrescentar aos planos de estudos habituais alguma novidade, de modo que as pessoas que já concluíram os seus cursos possam encontrar no CCC resposta aos seus desejos de formação. O plano de estudos do Curso Básico de Teologia apresenta uma nova disciplinaEspiritualidade do viver na esperança cristã – que, como todas as restantes, pode ser frequentada isoladamente.  Foi também programado um ciclo temático, em sintonia com alguns dos objetivos do plano diocesano de pastoral da diocese do Porto, que faz do seu tema geral o próprio lema diocesano «Vamos com alegria: Juntos por um caminho novo». O ciclo, a funcionar online, integra sete conferências, em ritmo mensal, com exceção dos meses de março e abril.

Os cursos previstos

Com as referidas adaptações, o CCC mantém em 2023/2024 o Curso Básico de Teologia e os Cursos da Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos.

1. Curso Básico de Teologia

O Curso Básico de Teologia, com um plano de estudos distribuído por três anos em regime rotativo, faculta aos alunos uma formação teológico-pastoral de nível médio. As aulas decorrem telematicamente às quintas e sextas-feiras em horário pós-laboral (das 19 às 21 horas) e presencialmente aos sábados de manhã (8.30 às 13 horas).

Em 2023/2024 vão ser lecionadas as seguintes disciplinas pelos professores indicados: Cristologia (Marcos Faria); Mistério de Deus (Emanuel Brandão de Sousa); Espiritualidade do Viver na Esperança Cristã (Alexandre Freire Duarte); Direito Canónico (João Pedro Bizarro); Liturgia II: A Celebração do Mistério Eucarístico (João da Silva Peixoto); Sacramentologia (Maria do Rosário Soveral); História da Igreja II: Tardia Idade Média e Época Moderna (Adélio Fernando Abreu); Sagrada Escritura I: Palavra e Mensagem do Antigo Testamento (Domingos Areais); Teologia Moral II: Moral Pessoal (Maria da Glória Magalhães).

O plano de estudos do Curso Básico de Teologia constitui a parte curricular do Curso Complementar de Formação de Catequistas, incluindo este ainda a formação específica e o acompanhamento da prática catequética, sob orientação do Secretariado Diocesano da Educação Cristã. Destinado a catequistas, este Curso forma também para o ministério instituído de Catequista.

De modo a ir ao encontro do interesse e da disponibilidade dos alunos, para além da inscrição para frequência integral do Curso Básico de Teologia, admite-se também a inscrição por disciplinas.

2. Cursos de Ministérios Litúrgicos

Os Cursos de Ministérios Litúrgicos, pensados e desenvolvidos em colaboração com o Secretariado Diocesano de Liturgia, fornecem àqueles que os frequentam as competências necessárias para o exercício dos ministérios e serviços no âmbito da liturgia. No seguimento dos anos anteriores e da reformulação referida, estão previstos os seguintes cursos:

– O Curso de Acólitos, que para o serviço litúrgico do altar e do presidente, na celebração da Eucaristia e nos outros sacramentos e sacramentais, bem como para o ministério instituído de Acólito, que tem co­mo âmbito privilegiado de atuação o culto divino e a edu­cação dos que prestam serviço nas ações litúrgicas, bem como a dedicação aos mais débeis e enfermos. O plano de estudos integra as seguintes disciplinas: Arte e Liturgia; Cerimonial; Eclesiologia; História da Salvação; Liturgia; Movimento e Expressão Corporal; Sacramentologia; Sagrada Escritura; Simbólica Litúrgica.

– O Curso de Leitores, que para o serviço litúrgico da Palavra (leitores, comentadores…), bem como para o ministério instituído de Leitor, que se de­dica à leitura da Palavra de Deus na liturgia e à colabora­ção na organização das ativi­dades de evangelização e cate­quese. O plano de estudos integra as seguintes disciplinas: Arte de Dizer; Coro de Leitores; Lecionário; Liturgia; Pedagogia e Educação da Fé; Proclamação Litúrgica; Psicologia do Desenvolvimento; Sagrada Escritura.

– O Curso de Música Litúrgica, que forma para o serviço litúrgico do canto e da música (organistas, diretores de coro e de assembleia, salmistas, cantores…) e se desdobra no Curso Preparatório, no Curso de Salmistas e no Curso Geral. O Curso Preparatório visa proporcionar aos candidatos as habilitações indispensáveis para poderem frequentar com aproveitamento o Curso Geral e integra as disciplinas de Canto, Coro, Formação Musical e Piano. O plano de estudos do Curso de Salmistas é constituído pelas disciplinas de Arte de Dizer, Canto, Coro, Formação Musical, História da Salvação, Instrumento de Tecla, Liturgia e Proclamação Litúrgica. No Curso Geral são lecionadas as disciplinas de Coro, Direção Coral, História da Música Sacra, História da Salvação, Harmonia, Liturgia e Órgão.

Estes cursos, de duração trienal, são lecionados aos sábados de manhã (leitores e acólitos) e também de tarde (música litúrgica).

Condições de inscrição e frequência

As inscrições nos cursos antes referidos fazem-se até 29 de julho e de 1 a 29 de setembro na secretaria do CCC (Casa da Torre da Marca – Rua D. Manuel II, 286 – 4050-344 PORTO – Tel. 226094639; 960004032 – ccc@diocese-porto.pt; ccc.diocese-porto.pt), de segunda a sexta-feira das 15 às 19 horas e aos sábados das 9 às 13 horas. Durante o mês de agosto a secretaria encontra-se encerrada. Os candidatos ao Curso de Música Litúrgica fazem o teste de admissão a 30 de setembro. As aulas começam a 7 de outubro.

Para se proceder à inscrição, é necessário satisfazer as seguintes condições consoante os cursos:

– Curso Básico de Teologia: 12º ano de escolaridade ou equivalente.

– Cursos de Acólitos e Leitores: 11º ano de escolaridade ou equivalente; apresentação do pároco ou responsável da comunidade.

– Curso de Salmistas: 11º ano de escolaridade ou equivalente; apresentação do pároco ou superior da comunidade; aprovação em teste de aptidões musicais.

– Curso Preparatório de Música: 9º ano de escolaridade ou equivalente; apresentação do pároco ou superior da comunidade; aprovação em teste de aptidões musicais; idade máxima de 26 anos.

– Curso Geral de Música: 11º ano de escolaridade ou equivalente; apresentação do pároco ou responsável da comunidade; aprovação em teste de aptidões musicais; aprovação em teste de admissão em Piano e Formação Musical, de acordo com o programa disponível no CCC; idade máxima de 30 anos.

Relativamente às condições de inscrição, os casos particulares são objeto de consideração em diálogo com os interessados. Os alunos ou as respetivas comunidades contribuem para a sustentação dos cursos mediante o pagamento faseado (três prestações) da taxa de inscrição e frequência.

Para os ministérios instituídos de Acólito, Leitor e Catequistas, veja-se a nota pastoral de D. Manuel Linda intitulada «Ministérios instituídos na Igreja do Porto» de 29 de maio de 2023, bem como as informações para a «Implementação dos ministérios instituídos na Igreja do Porto», decorrentes da concertação entre o CCC, o Secretariado Diocesano da Educação Cristã e o Secretariado Diocesano de Liturgia.

Mais informações podem ser obtidas nos folhetos em anexo (Curso Básico de Teologia; Cursos de Ministérios Litúrgicos), na secretaria do CCC no horário indicado para as inscrições ou em ccc.diocese-porto.pt. Aqui se pode tomar contacto com os aspetos orgânicos dos cursos e com os programas das disciplinas que integram os seus planos de estudos, assim como obter os boletins de inscrição. O contacto com a secretaria do CCC pode ser feito presencialmente e por telefone, no horário para as inscrições, ou então por correio eletrónico.

Agradece-se a divulgação. Aos párocos e outros responsáveis pastorais, além da divulgação geral das propostas, sugere-se também o convite explícito àqueles que entendam poder frequentar com proveito os cursos para melhor servirem a comunidade cristã. Agradece-se também aos atuais e aos antigos alunos a colaboração da divulgação destas propostas formativas.

Poderá gostar...