Vai iniciar-se o Ciclo «Vamos com alegria: Juntos por um caminho novo»

Quando em junho deu a conhecer o seu programa de cursos para 2023/2024, o Centro de Cultura Católica (CCC) prometia que entretanto seriam programados ciclos temáticos, designadamente sobre temas de índole teológico-pastoral e em sintonia com alguns dos objetivos do Plano diocesano de pastoral da diocese do Porto, que então ainda não tinha sido divulgado.

Depois de o Plano ter sido dado a conhecer em julho, chegou o momento do CCC divulgar um ciclo com um ritmo mensal (apenas interrompido em março e abril), organizado em conjunto com o diaconado permanente e em colaboração de alguns secretariados diocesanos, sob o título que serve de lema diocesano para 2023/2024: «Vamos com alegria: Juntos por um caminho novo». O ciclo que agora se divulga aborda várias das temáticas presentes no dito plano:

3 de outubro – «A fé dos jovens: Ressonâncias e desafios da Jornada Mundial da Juventude» – Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude);

7 de novembro – «Raízes e matizes da alegria cristã: Uma abordagem bíblica» – Domingos Areais;

5 de dezembro – «Itinerário da Iniciação à vida cristã das crianças e adolescentes com as famílias: Uma oportunidade» – Maria Isabel Oliveira;

9 de janeiro – «Ministérios numa Igreja sinodal» – João da Silva Peixoto;

6 de fevereiro – «Escutar, o Verbo do cuidar» – José Nuno Silva;

7 de maio – «A cultura do cuidado nas organizações do sector social» – Lino Maia;

4 de junho – «Comunicação social, mundo digital e evangelização» – Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais.

As sessões do ciclo decorrem nos dias referidos, às 21 horas, e são abertas e de participação livre por todos os interessados. A 1ª sessão realiza-se presencialmente no CCC. As restantes realizam-se por videoconferência, requerendo-se, neste caso, inscrição para ccc@diocese-porto.pt, de modo que antes possam ser enviadas as coordenadas de acesso.

Agradece-se a divulgação do ciclo.

Fica também imediatamente o convite para a sessão de 3 de outubro, às 21 horas, nas instalações do CCC. O Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude tem programada uma sessão subordinada ao tema «A fé dos jovens: Ressonâncias e desafios da Jornada Mundial da Juventude».

Ver página do ciclo.

Poderá gostar...