Raízes e matizes da alegria cristã: Uma abordagem bíblica

Decorreu na noite de 7 de novembro de 2023 a segunda sessão do ciclo «Vamos com alegria: Juntos por um caminho novo», organizado pelo Centro de Cultura Católica e pelo diaconado permanente portucalense, com a colaboração com alguns Secretariados diocesanos. A sessão desta noite foi preenchida pela conferência «Raízes e matizes da alegria cristã: Uma abordagem bíblica», proferida pelo P. Domingos Areais, professor de Teologia bíblica no Centro e pároco de Ermesinde. A sessão, realizada por videoconferência e muito participada, atendendo aos 91 dispositivos informáticos ligados, procurou corresponder aos desafios do Plano Diocesano de Pastoral, designadamente quando afirma que urge redescobrir a «alegria da bondade da criação e da gratuidade da redenção, da qual ninguém é excluído; esta alegria messiânica, esta alegria que é fruto do Espírito Santo, com as suas diversas raízes e matizes».

A comunicação começou por apresentar as raízes da alegria no Antigo Testamento, evidenciando-a como estado de alma, com ressonâncias comunitárias e vinculada tanto às maravilhas naturais quanto à oferta da salvação. O Antigo Testamento valoriza as alegrias da vida humana, referidas como alegrias domésticas, bem como as alegrias da aliança, expressas na libertação do Egito, no regresso dos exilados da Babilónia ou na esperança de um novo êxodo.

Também do Novo Testamento foram extraídas as raízes da alegria, tanto na sua expressão mais sensível, particularmente na anunciação, na visitação, no nascimento do Salvador ou na atitude dos discípulos que se alegram com os milagres de Jesus, como na sua aceção mais espiritual: enquanto a alegria do mundo é passageira, a alegria do Ressuscitado transforma a tristeza numa alegria que ninguém pode tirar, uma alegria quase eterna. Esta alegria transparece na vida nova dos cristãos, como evidenciam os Atos dos Apóstolos no que se refere à alegria decorrente da pregação do evangelho ou à alegria invisível que o batismo produz no coração dos crentes.

A parte final da conferência foi dedicada aos matizes ou caraterísticas da alegria cristã. Esta é antes de mais fruto do Espírito Santo. Não se confundindo com um entusiasmo passageiro, exprime-se na docilidade e na fidelidade à verdade. A alegria é também um gosto antecipado da glória eterna e, portanto, um dos pilares da esperança cristã. É ainda expressão do testemunho de quem dá a vida por Cristo, sendo, portanto, provada e posta à prova. O cristão aceita ver-se despojado dos bens e da vida em nome da alegria perfeita. As caraterísticas da alegria cristã no Novo Testamento enformam o crente para dar testemunho de Cristo.

À apresentação do tema, seguiu-se um significativo tempo de diálogo entre os presentes e o P. Domingos Areais, que teve oportunidade de responder às questões colocadas e aduzir pertinentes achegas às várias observações e partilhas.

A próxima sessão, a realizar também por videoconferência, está agendada para 5 de dezembro, às 21 horas. Maria Isabel Oliveira, diretora do Secretariado Diocesano da Educação Cristã, aborda o tema «Itinerário da Iniciação à vida cristã das crianças e adolescentes com as famílias: Uma oportunidade».

Poderá gostar...