Ao longo do presente ano letivo encontra-se a decorrer a Comemoração dos 50 anos do Curso de Música Litúrgica, iniciado na Diocese do Porto em 1971/1972, no contexto da renovação da música litúrgica empreendida pelo P. Ferreira dos Santos. O Curso não cumpre 50 anos precisamente neste ano. Contudo, o ambiente de pandemia que então se vivia com as sucessivas incertezas, aconselhou o adiamento da efeméride, já iniciada a 28 de outubro, na Sessão solene de início do ano letivo do Centro de Cultura Católica, onde o Curso e a Escola Diocesana de Música Litúrgica se inserem. Nessa ocasião, sob a presidência do Bispo do Porto, foi evocado o Curso e apresentado o programa comemorativo que integra também um Concerto de órgão, a realizar na Catedral em fevereiro, bem como uma Eucaristia de ação de graças, presidida por D. Manuel Linda, também na Catedral, A 14 de abril, domingo, às 16n h.
Aproximando-se a data do segundo momento comemorativo, informamos que o Concerto de órgão, com a participação de antigos alunos do Curso de Música Litúrgica que consolidaram a sua formação e o seu percurso ao serviço da música na liturgia, vai ocorrer no próximo dia 3 de fevereiro, sábado, às 21h30, na Catedral do Porto.
Daniel Sousa, Gregório Gomes, Pedro Ferreira, Samuel Pinto, Rui Soares, Tadeu Filipe e Tiago Ferreira interpretarão obras de B. Galuppi, D. Buxtehude, G. Merkel, J. S. Bach, M. Reger e N. Bruhns. A coordenação do concerto é de Tiago Ferreira, atual professor de órgão do Curso. Veja-se o programa.
Desejando que compareçam todos os interessados em música de órgão, designadamente aqueles que nas comunidades da Diocese do Porto servem a música na liturgia (diretores de coros, organistas, salmistas, coralistas…), gostaríamos de reunir na Catedral do Porto, num momento de fruição, de encontro e de partilha, os alunos que frequentam e que frequentaram o Curso de Música Litúrgica ao longo das cinco décadas do seu funcionamento, os professores que nele ensinam e ensinaram, bem como quantos passaram pela Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos e pelo Centro de Cultura Católica ao longo dos anos.
Pedimos a todos que partilhem esta informação, também disponível em ccc.diocese-porto.pt e nas redes sociais do CCC (Facebook; Instagram), de modo a superarmos a falta de contactos, sobretudo relativamente aos alunos mais antigos. Foi também criado um Grupo de antigos alunos do Curso de Música Litúrgica no Facebook, cuja adesão e partilha podem ajudar à divulgação do concerto e de mais atividades do cinquentenário.
Agostinho Pedroso; João Peixoto; Adélio Abreu