Concerto de órgão: antigos alunos unem-se à celebração dos 50 anos do Curso de Música Litúrgica

A catedral do Porto encheu-se na noite de 3 de fevereiro de 2024 para o concerto de órgão comemorativo do cinquentenário do Curso de Música Litúrgica, reunindo professores e alunos que fizeram e fazem o Curso, bem como quantos por razões eclesiais e por interesse pela música de órgão se fizeram presentes.

O acontecimento comemorativo iniciou-se com umas palavras de enquadramento e gratidão do P. Adélio Abreu, diretor do Centro de Cultura Católica do Porto, onde o Curso é lecionado, e outras de evocação e testemunho do P. António Ferreira dos Santos, a cuja iniciativa se deveu a fundação e o desenvolvimento do Curso durante décadas, e do P. Agostinho Pedroso, seu professor desde a primeira hora e até ao presente.

Sob a coordenação de Tiago Ferreira, atual professor de órgão do Curso, o concerto contou com a execução de obras para órgão por parte de antigos alunos que consolidaram a sua formação e o seu percurso ao serviço da música litúrgica. No órgão histórico da epístola, Tadeu Filipe executou a Sonata em ré menor de B. Galuppi. Os restantes organistas fizeram-se ouvir no grande órgão: Daniel Sousa tocou Prelúdio e fuga em mi menor de N. Bruhns; Rui Soares, de D. Buxtehude, Prelúdio coral «Christ unser Herr Jordan Kam» (BuxWV 180) e Prelúdio e fuga BuxWV 139; Tiago Ferreira, Prelúdio e fuga em mi b maior (BWV 552) de J. S. Bach; Pedro Ferreira, «Te Deum» de M. Reger; Samuel Pinto e Gregório Gomes, conjuntamente, Sonata n. 1, Op. 30, de G. A. Merkel.

À variedade do programa e à qualidade das execuções, que evidenciaram a nobreza dos instrumentos, juntou-se o enorme significado do concerto, enquanto expressão do papel desempenhado pelo Curso de Música Litúrgica na vida litúrgica da diocese e dos frutos que alcançou e que almeja continuar a obter. Dele dimanam correntes de expressão da fé e de cultura que se foram alargando às comunidades diocesanas e a outros ambientes de fé e de formação. Os aplausos do final do concerto e o momento de convívio que se lhe seguiu no claustro da catedral revelam a oportunidade da iniciativa, que proporcionou um excelente momento de fruição, partilha e (re)encontro.

O Curso de Música Litúrgica iniciou-se no ano letivo de 1971/1972, no contexto do movimento de renovação da música litúrgica, a partir daí empreendido na diocese, graças ao dinamismo do P. António Ferreira dos Santos. Filiava-se num movimento de renovação eclesial mais amplo, proporcionado pela receção do II Concílio do Vaticano. De acordo com um documento programático inicial, o Curso pretendia: conferir competência ministerial atribuída aos leigos pela teologia conciliar e pelo “Motu proprio” Ministeria Quaedam; bem como fazer face a uma multiplicidade de questões levantadas pela reforma litúrgica, designadamente a falta de preparação da maior parte das comunidades.

O itinerário do curso foi pautado por duas fases: uma primeira iniciada aquando da fundação pela Equipa Diocesana de Música Litúrgica, no âmbito do Centro de Cultura Católica; a segunda, a partir de 1989, quando o Curso foi enquadrado no conjunto dos Cursos para Ministérios Laicais na Liturgia, que dariam corpo à Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos, sob a responsabilidade do Secretariado Diocesano de Liturgia. Esta segunda fase, iniciada ainda nas instalações do Centro de Cultura Católica, acabaria por deixar o Centro no ano seguinte por razões de espaço, para a ele regressar em 2001, no contexto de obras de recuperação e adaptação do edifício e de uma reformação do Centro para ser «uma Escola diocesana para a formação e para os ministérios dos Leigos» (D. Armindo Lopes Coelho); reformulação só parte conseguida e a exigir novo impulso no atual despertar eclesial para os ministérios laicais numa Igreja ministerial. Objetivo fundamental do curso, no passado e no presente, é formar músicos para a liturgia (diretores de coro e de assembleia, organistas, salmistas…), juntando uma séria e aprofundada preparação técnica, à imprescindível formação espiritual e litúrgica, de modo que os ministérios referentes à música, como aliás os demais ministérios litúrgicos, se situem e exerçam no conhecimento do todo da ação litúrgica.

A comemoração do cinquentenário do Curso de Música Litúrgica, não podendo realizar-se no tempo devido pelas conhecidas circunstâncias pandémicas, foi iniciada em outubro passado, com uma evocação do mesmo no âmbito da sessão solene de início de ano letivo do Centro de Cultura Católica, e prolongar-se-á ainda com uma Eucaristia de ação de graças, também na Catedral, no dia 14 de abril, domingo, às 16 horas, presidida pelo Bispo do Porto. O Centro de Cultura Católica e os docentes que programaram as comemorações gostariam de também aí juntar a comunidade que fez o Curso ao longo dos anos, também aqueles a quem esta informação possa não ter chegado. Basta que forneçam o contacto (ccc@diocese-porto.pt), para que sejam mantidos a par.

Poderá gostar...