«Escutar a Páscoa inteira»: Retiro de silêncio para o povo de Deus

Escultura: “Beijo calado” de Karim Somers

No âmbito do Itinerário de Formação «Escutar a morte, acompanhar no morrer, cuidar no luto» que esta semana tem início, promovido pelo Centro de Cultura Católica, realiza-se a 23 de março, um dia retiro de silêncio aberto a todos os que queiram participar. Decorrerá entre as 9h30 e as 17h30, na Casa das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, Quinta da azenha, em São Cosme, Gondomar. É o primeiro de uma série de três que acompanharão o desenrolar do percurso.

Ao definir como lema «Vamos com alegria: Juntos por um caminho novo», o Plano Pastoral da Diocese do Porto para este ano de 2024 compromete a não deixar ninguém para trás. Há que ir ao encontro daqueles para quem a alegria, tal como a experiência eclesial de sermos juntos, é mais difícil: aqueles que se abeiram da morte, ou acompanham quem se encontra a morrer, ou vivem o luto por quem perderam.

Com este retiro, o CCC pretende participar na realização do objetivo pastoral «Promover uma cultura do cuidado», alargando ao maior número de pessoas possível o aprofundamento da consciência do significado desta cultura. Entre as linhas programáticas referentes a este objetivo, lê-se: «Cuidar por propor um anúncio renovado do futuro eterno da pessoa. A Ressurreição é alternativa ao mito da eterna juventude. Reconciliar os adultos com a questão da morte e da finitude». Este dia de retiro em silêncio visa ajudar cada um a progredir interiormente nesta dimensão. No horizonte da Páscoa que se aproxima, o retiro terá incidirá sobre o significado teologal do verbo escutar: «Escutar a Páscoa inteira».

As inscrições deverão ser feitas na secretaria do CCC ou através da sua página web, preenchendo o seguinte formulário, até à segunda-feira anterior à data do retiro (ou do primeiro deles). è também possível preencher o seguinte boletim de inscrição e enviá-lo por mail para ccc@diocese-porto.pt. Cada pessoa poderá inscrever-se só num retiro ou em dois ou nos três. A inscrição tem o valor de 5 Euros por retiro. Quem se inscreveu no referido itinerário de formação «Escutar a morte, acompanhar no morrer, cuidar no luto» já teve oportunidade de se inscrever nos retiros de frequência facultativa, estando o custo destes integrado no valor de inscrição do itinerário.

A dinâmica do dia apostará na busca efetiva da solidão e do silêncio, pelo que mesmo a refeição deverá ser levada por cada participante para si mesmo, não havendo refeição em conjunto. Os participantes só se juntarão para o acolhimento e oração, às 9h30; às 10h será a 1ª Conferência, seguida de silêncio até às 14h, hora em que se realizará a 2ª conferência; às 16h30, celebrar-se-á a Eucaristia, concluindo assim o retiro.

Quem desejar participar nos retiros e não o puder fazer presencialmente, poderá inscrever-se e seguir as duas conferências em sala virtual.

Para além de um caderno para tirar notas, só será precisa a Bíblia. O orientador, P. José Nuno, estará disponível para diálogo pessoal durante os tempos de silêncio.

Os dois retiros seguintes estão agendados para 18 de maio e 22 de junho.

Poderá gostar...