Eucaristia no Cinquentenário do Curso de Música Litúrgica

Domingo, 14 de abril de 2024, 16 horas, Catedral do Porto

Ao longo do presente ano letivo encontra-se a decorrer a Comemoração dos 50 anos do Curso de Música Litúrgica, iniciado na Diocese do Porto em 1971/1972, no contexto da renovação da música litúrgica empreendida pelo P. Ferreira dos Santos. O Curso não cumpre 50 anos precisamente neste ano. Contudo, o ambiente de pandemia que então se vivia com as sucessivas incertezas, aconselhou o adiamento da efeméride, já iniciada a 28 de outubro, na Sessão solene de início do ano letivo do Centro de Cultura Católica, onde o Curso e a Escola Diocesana de Música Litúrgica se inserem, e continuada no concerto de órgão proporcionado por antigos alunos, a 3 de fevereiro.

Aproximando-se a data do terceiro e último momento comemorativo do programa, informamos que que está agendada para 14 de abril, domingo, às 16 horas, na Catedral do Porto, uma Eucaristia de ação de graças, presidida por D. Manuel Linda, Bispo do Porto.

Gostaríamos de reunir na Catedral do Porto, nesta celebração, os alunos que frequentam e que frequentaram o Curso de Música Litúrgica ao longo das cinco décadas do seu funcionamento, os professores que nele ensinam e ensinaram, bem como quantos passaram pela Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos e pelo Centro de Cultura Católica ao longo dos anos. Pretendemos que seja uma celebração litúrgica expressiva da confluência dos vários ministérios que encontram na Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos o seu espaço de formação.

Gostaríamos também de convidar os alunos que concluíram no passado mais próximo ou mais remoto o Curso de Música Litúrgica a juntarem-se aos atuais alunos do Curso, participando no Coro da celebração. Para participarem no Coro, os antigos alunos terão de se comprometer a estar presentes pelo menos em dois ensaios, agendados para 13 de abril, das 13 às 14.30 horas, no Centro de Cultura Católica, e para 14 de abril, às 14.30 horas, na Catedral do Porto, neste caso imediatamente antes da celebração. Poderão também estar a 6 de abril, das 13 às 14.30 horas, no Centro de Cultura Católica. Disponibilizamos um formulário em que os antigos alunos que se disponham a participar no Coro se podem inscrever, de modo a melhor podermos conhecer aqueles com que poderemos contar. Em todo o caso, importante mesmo é que possam comparecer aos dois ensaios referidos. Disponibilizamos também o ficheiro com o repertório musical da celebração, para que o possam conhecer previamente e dele se fazer acompanhar.

Os acólitos que frequentaram o Curso de Acólitos podem participar na Eucaristia com a túnica que trouxerem. Para participarem deste modo, devem comparecer na Catedral às 15 horas do dia 14 de abril.

Pedimos a todos que partilhem esta informação, também disponível nas redes sociais do CCC (Facebook; Instagram), de modo a superarmos a falta de contactos, sobretudo relativamente aos alunos mais antigos. Foi também criado um Grupo de antigos alunos do Curso de Música Litúrgica no Facebook, cuja adesão e partilha podem ajudar à divulgação.

Agostinho Pedroso; João Peixoto; Adélio Abreu

Poderá gostar...