A 3 de dezembro, às 21 horas, tem lugar a 3ª sessão do ciclo «Peregrinos de esperança», organizado pelo Centro de Cultura Católica (CCC) e diaconado portucalense e em colaboração de alguns secretariados e organismos diocesanos, em torno de grande parte das temáticas do Plano Diocesano de Pastoral 2024/2025, marcado pelo Jubileu.
Esta sessão consta da conferência «”Ali tudo seria demora e presença” (Sophia): Antropologia e teologia da peregrinação», proferida por José Pedro Angélico, professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. Trata-se um tema em perfeita sintonia com o Plano Diocesano de Pastoral. Entre as ações pastorais para celebrar o Jubileu refere-se expressamente: «Fortalecer e acompanhar pastoralmente as iniciativas de peregrinação […]. A peregrinação reproduz a condição do homem, que gosta de descrever a sua própria existência como um caminho. […] A peregrinação lembra o caminho pessoal do crente seguindo as pegadas do Redentor: é um exercício de ascese ativa, de arrependimento, de arrependimento das faltas, de vigilância constante sobre a própria fragilidade, de preparação interior para a conversão do coração».
A conferência realizar-se-á por videoconferência em sala virtual. Os interessados devem manifestar a sua vontade para o endereço de correio eletrónico ccc@diocese-porto.pt. Mais proximamente ao dia, ser-lhes-ão enviadas as coordenadas de acesso à sessão Zoom. Àqueles que já manifestaram interesse no ciclo, enviaremos as coordenadas sem que seja necessário pedi-las novamente.
O ciclo continua nos meses seguintes a abordar as seguintes temáticas:
7 de janeiro – «A indulgência jubilar: Misericórdia de Deus e comunhão dos santos» – João da Silva Peixoto (Secretariado Diocesano de Liturgia; Centro de Cultura Católica);
11 de fevereiro – «Uma ética e uma cultura do cuidado na peugada do bom samaritano» – Isabel Lopes Ribeiro (Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde);
11 de março – «Educar é sempre um ato de esperança» (Francisco): Educação e humanização» – Carlos Meneses Moreira (Secretariado de Educação Moral e Religiosa Católica; UCP, Faculdade de Teologia);
3 de junho – «A memória de uma Igreja sinodal: No 17º centenário do I Concílio de Niceia» – Adélio Fernando Abreu (Centro de Cultura Católica; UCP, Faculdade de Teologia):
17 de junho – «”Nós cremos”: As Igrejas cristãs no Porto no 17º centenário do I Concílio de Niceia» – Comissão Ecuménica do Porto (org.).
Agradece-se a divulgação do ciclo, para que pode servir o seguinte cartaz.