Uma ética e uma cultura do cuidado na peugada do bom samaritano

Na noite de 11 de fevereiro de 2025, realizou-se por videoconferência a 5ª sessão do ciclo «Peregrinos de esperança», organizado pelo Centro de Cultura Católica e pelo diaconado permanente portucalense, com a colaboração com alguns secretariados e organismos diocesanos, em sintonia com o Plano Diocesano de Pastoral 2024/2025. Esta sessão contou particularmente com o envolvimento do Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde, por ocasião do Dia Mundial do Doente.

Numa sessão muito participada, que contou com 143 dispositivos informáticos ligados, depois de uma palavra de abertura de Maria do Rosário Rodrigues, Presidente do Secretariado Diocesano da Saúde, Isabel Lopes Ribeiro, com formação em enfermagem e bioética, que também integra o referido Secretariado, abordou o tema «Uma ética e uma cultura do cuidado na peugada do bom samaritano». Recorda-se que um dos objetivos pastorais do Plano Diocesano de Pastoral 2024/2025, que inspirou este ciclo de conferências, é precisamente «Promover uma cultura do cuidado».

A abordagem da conferencista conjugou a análise da parábola do bom samaritano de Lc 10,29-37 e do perfil dos seus personagens com uma reflexão sobre o enquadramento ético propiciador da sua compreensão em ordem à promoção de uma cultura do cuidado. Entre as múltiplas e sugestivas afirmações da intervenção, foi referido que o rosto do outro interpela e chama cada pessoa e cada cuidador à responsabilidade, bem como que a dignidade é intrínseca à pessoa e que a vulnerabilidade também deve enquadrar o agir de quem se faz próximo e cuida.

Após a apresentação do tema, a sessão foi enriquecida pelo demorado diálogo proporcionado pelos participantes, no esforço de responder ao desafio lançado pela conferencista sobre o modo como se poderá na atualidade promover uma cultura do cuidado nas nossas comunidades.

A próxima sessão, a realizar também por videoconferência, está agendada para 11 de março, às 21 horas. Carlos Meneses Moreira, diretor do Secretariado Diocesano de Educação Moral e Religiosa Católica, aborda o tema «Educar é sempre um ato de esperança» (Francisco): Educação e humanização».

Poderá gostar...