No dia 12 de abril de 2025 realizou-se nas instalações do Centro de Cultura Católica do Porto na Casa Diocesana de Vilar a audição do fim do 2º trimestre da Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos.
Intervieram os alunos de Piano da classe de Cristina Barbosa, de Canto das classes de Ana dos Santos e João Reis, e de Órgão da classe de Tiago Ferreira. Interpretaram obras de vários compositores, nomeadamente Bach, Beethoven, Clementi, Caccini, Händel, M. Luís e A. Ferreira dos Santos.
O coro, dirigido por alunos da classe de Direção Coral de Emanuel Pacheco, interpretou «Cordeiro de Deus» de F. Lapa, «Ele me chamará» e «Do abismo em que vivo» de A. Ferreira dos Santos, bem como «Peregrinos de esperança» de F. Meneghello.
A classe de Coro de Leitores de Henrique Ferreira declamou «Os portais do mistério da segunda virtude» (excertos) de Ch. Péguy.
A audição, inserida na dinâmica pedagógica da Escola, é um momento de apresentação publica do trabalho realizado pelos alunos ao longo do trimestre. Tendo em conta que algum desse trabalho se faz segundo o ritmo do Ano litúrgico e do contexto eclesial, alguns dos elementos apresentados ajudam também a sintonizar os presentes com o tempo da Quaresma e Páscoa, bem como com o Ano jubilar em curso.
A Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos foi criada pelo Secretariado Diocesano de Liturgia em 1989, a partir do Curso de Música Litúrgica já lecionado na Diocese do Porto desde 1971. Reintegrada no Centro de Cultura Católica do Porto em 2001, em ligação com o referido Secretariado, a Escola fornece aos alunos as competências necessárias para o exercício dos vários ministérios que a comunidade cristã lhes pede no âmbito da liturgia. A proposta da Escola junta à séria e aprofundada preparação técnica a imprescindível formação bíblica e litúrgica, de modo que os ministérios se situem e exerçam no conhecimento da ação litúrgica.
Fotos e áudio (área reservada).