A 4 de novembro, às 21 horas, tem lugar a 2ª sessão do ciclo «A “Gaudium et spes”, 60 anos depois: A esperança cristã no mundo de hoje», organizado pelo Centro de Cultura Católica (CCC) e pelo diaconado portucalense e em colaboração de alguns secretariados diocesanos, por ocasião 60ª aniversário daquela constituição pastoral e do encerramento do II Concílio do Vaticano.
Esta sessão consta da conferência «Dignos de esperança: atualidade de uma conceção conciliar da pessoa humana», proferida por Pedro Valinho Gomes, professor Universidade Católica de Lille, em França.
A conferência realiza-se por videoconferência em sala virtual. Os interessados devem manifestar a sua vontade para o endereço de correio eletrónico ccc@diocese-porto.pt. Mais proximamente ao dia, ser-lhes-ão enviadas as coordenadas de acesso à sessão Zoom. Àqueles que já manifestaram interesse no ciclo, enviaremos as coordenadas sem que seja necessário pedi-las novamente.
O ciclo continua nos meses seguintes a abordar as seguintes temáticas:
2 de dezembro – «Matrimónio e família; realidade(s) e desafios» – Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar;
13 de janeiro – «Trabalho, economia e desenvolvimento humano integral» – Jorge Teixeira da Cunha (Universidade Católica Portuguesa);
10 de fevereiro – «A Igreja no mundo contemporâneo: diálogo e missão» – Secretariado Diocesano das Missões;
3 de março – «Cultura, ciência e educação integral» – Secretariado Diocesano da Pastoral Universitária;
2 de junho – «A “Gaudium et spes” hoje: sinais dos tempos e discernimento cristão» – Alexandre Freire Duarte (Centro de Cultura Católica).
Agradece-se a divulgação.