Propostas de formação do CCC para 2025/2026

O Centro de Cultura Católica do Porto (CCC) vem dar a conhecer o plano de cursos e atividades formativas para o ano letivo de 2025/2026, elaborado na referência ao lema «Formar discípulos missionários», que repercute o documento final do último Sínodo.

A planificação teve em conta o processo sinodal em curso e o desafio de for­mar um povo de discípulos que teste­mu­nham o Evangelho no mundo e dão corpo a uma Igreja ministerial. Desse desafio faz parte a for­ma­ção de formadores, para que as comunidades cris­tãs possam oferecer percursos que iniciam à fé e a nu­trem ao longo da vida.

Assim, o CCC, acolhendo todos os  fiéis que pro­cu­ram descobrir as razões de crer e aprofundar os seus co­nhecimentos teológico-pastorais, res­pon­de ainda àqueles que as comunidades desejam formar para o serviço ecle­sial (acólitos, leitores, salmistas, organistas, diretores de coro, catequistas…), também os apresentados para os ministérios instituídos, às re­ligiosas que desejam aprofundar os seus co­nhe­cimentos teológicos no âmbito da sua con­sa­gra­ção e aos candidatos ao dia­conado per­ma­nente no seu percurso formativo para a or­de­nação.

Para melhor ir ao encontro das necessidades da Igre­ja do Porto, mantém-se a flexibilização das pro­postas, tendo em conta sobretudo os que residem em zo­nas mais distantes. A frequência dos cursos só exige uma deslocação semanal ao CCC, sendo a le­cionação do Curso Básico de Teologia par­cialmente em sala virtual. Também recorrem ao am­biente vir­tual os ciclos temáticos a divulgar.

As propostas vão também procurando alguma diversificação. O plano de estudos do Curso Básico de Teologia apresenta uma nova disciplinaMariologia – que, como todas as restantes, pode ser frequentada isoladamente.  Mais novi­dades se podem esperar dos ciclos temáticos ou cursos monográficos, a divulgar auto­nomamente, também em relação com o Plano diocesano de pastoral, ainda não conhecido no momento desta programação.

Os cursos previstos

O CCC mantém em 2025/2026 o Curso Básico de Teologia e os Cursos da Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos.

  1. Curso Básico de Teologia

O Curso Básico de Teologia, com um plano de estudos distribuído por três anos em regime rotativo, faculta aos alunos uma formação teológico-pastoral de nível médio. As aulas decorrem em sala virtual às quintas e sextas-feiras em horário pós-laboral (das 19 às 21 horas) e presencialmente aos sábados de manhã (8.30 às 13 horas).

Em 2025/2026 vão ser lecionadas as seguintes disciplinas pelos professores indicados: Teologia Fundamental (José Pedro Angélico); Pastoral Familiar (Emanuel Brandão de Sousa); Teologia da Vocação (Ricardo Aguiar Ribeiro); Mariologia (Alexandre Freire Duarte); Liturgia I: O diálogo de Deus com o seu Povo (João da Silva Peixoto); Introdução à Sagrada Escritura; Sagrada Escritura II: O Evangelho e os Evangelhos (Domingos Areais); História da Igreja I: Época antiga e medieval (Adélio Fernando Abreu); Teologia Moral I: Moral fundamental (Maria da Glória Magalhães).

O plano de estudos do Curso Básico de Teologia constitui a parte curricular do Curso Complementar de Formação de Catequistas, incluindo este ainda a formação específica e o acompanhamento da prática catequética, sob orientação do Secretariado Diocesano da Educação Cristã. Destinado a catequistas, este Curso forma também para o ministério instituído de Catequista.

De modo a ir ao encontro do interesse e da disponibilidade dos alunos, para além da inscrição para frequência integral do Curso Básico de Teologia, admite-se também a inscrição por disciplinas.

  1. Cursos de Ministérios Litúrgicos

Os Cursos de Ministérios Litúrgicos, pensados e desenvolvidos em colaboração com o Secretariado Diocesano de Liturgia, fornecem àqueles que os frequentam as competências necessárias para o exercício dos ministérios e serviços no âmbito da liturgia. No seguimento dos anos anteriores e da reformulação referida, estão previstos os seguintes cursos:

– O Curso de Acólitos, que forma para o serviço litúrgico do altar e do presidente, na celebração da Eucaristia e nos outros sacramentos e sacramentais, bem como para o ministério instituído de Acólito, que tem co­mo âmbito privilegiado de atuação o culto divino e a edu­cação dos que prestam serviço nas ações litúrgicas, bem como a dedicação aos mais débeis e enfermos. O plano de estudos integra as seguintes disciplinas: Arte e Liturgia; Cerimonial; Eclesiologia; História da Salvação; Liturgia; Movimento e Expressão Corporal; Sacramentologia; Sagrada Escritura; Simbólica Litúrgica.

– O Curso de Leitores, que forma para o serviço litúrgico da Palavra (leitores, comentadores…), bem como para o ministério instituído de Leitor, que se de­dica à leitura da Palavra de Deus na liturgia e à colabora­ção na organização das ativi­dades de evangelização e cate­quese. O plano de estudos integra as seguintes disciplinas: Arte de Dizer; Coro de Leitores; Eclesiologia; Lecionário; Liturgia; Pedagogia e Educação da Fé; Proclamação Litúrgica; Sagrada Escritura.

– O Curso de Música Litúrgica, que forma para o serviço litúrgico de canto e música (organistas, diretores de coro e de assembleia, salmistas, cantores…) e se desdobra no Curso Preparatório, no Curso de Salmistas e no Curso Geral. O Curso Preparatório visa proporcionar aos candidatos as habilitações indispensáveis para poderem frequentar com aproveitamento o Curso Geral e integra as disciplinas de Canto, Coro, Formação Musical e Piano. O plano de estudos do Curso de Salmistas é constituído pelas disciplinas de Arte de Dizer, Canto, Coro, Formação Musical, História da Salvação, Instrumento de Tecla, Liturgia e Proclamação Litúrgica. No Curso Geral são lecionadas as disciplinas de Coro, Direção Coral, História da Música Sacra, História da Salvação, Harmonia, Liturgia e Órgão.

Estes cursos, de duração trienal, são lecionados aos sábados de manhã (leitores e acólitos) e também de tarde (música litúrgica).

Condições de inscrição e frequência

As inscrições nos cursos antes referidos fazem-se até 31 de julho e de 1 a 26 de setembro na secretaria do CCC (Casa Diocesana de Vilar – Rua Arcediago Vanzeller– 4050-621 PORTO – Telm. 960004032 – ccc@diocese-porto.pt), de segunda a sexta-feira das 15 às 19 horas e aos sábados das 9 às 13 horas. Durante o mês de agosto a secretaria encontra-se encerrada. Os candidatos ao Curso de Música Litúrgica fazem o teste de admissão a 27 de setembro. As aulas começam a 2 de outubro.

Para se proceder à inscrição, é necessário satisfazer as seguintes condições consoante os cursos:

– Curso Básico de Teologia: 12º ano de escolaridade ou equivalente.

– Cursos de Acólitos e Leitores: 11º ano de escolaridade ou equivalente; apresentação do pároco ou responsável da comunidade.

– Curso de Salmistas: 11º ano de escolaridade ou equivalente; apresentação do pároco ou superior da comunidade; aprovação em teste de aptidões musicais.

– Curso Preparatório de Música: 9º ano de escolaridade ou equivalente; apresentação do pároco ou superior da comunidade; aprovação em teste de aptidões musicais; idade máxima de 26 anos.

– Curso Geral de Música: 11º ano de escolaridade ou equivalente; apresentação do pároco ou responsável da comunidade; aprovação em teste de aptidões musicais; aprovação em teste de admissão em Piano e Formação Musical, de acordo com o programa disponível no CCC; idade máxima de 30 anos.

Relativamente às condições de inscrição, os casos particulares são objeto de consideração em diálogo com os interessados. Os alunos ou as respetivas comunidades contribuem para a sustentação dos cursos mediante o pagamento faseado (três prestações) da taxa de inscrição e frequência.

Para os ministérios instituídos de Acólito, Leitor e Catequistas, veja-se a nota pastoral de D. Manuel Linda intitulada «Ministérios instituídos na Igreja do Porto» de 29 de maio de 2023 e as informações relativas à sua implementação.

Mais informações podem ser obtidas nos folhetos de divulgação (Curso Básico de Teologia; Cursos de Ministérios Litúrgicos), na secretaria do CCC no horário indicado para as inscrições ou em ccc.diocese-porto.pt. Aqui se pode tomar contacto com os aspetos orgânicos dos cursos e com os programas das disciplinas que integram os seus planos de estudos, assim como obter os boletins de inscrição. O contacto com a secretaria do CCC pode ser feito presencialmente e por telefone, no horário para as inscrições, ou então por correio eletrónico.

Agradece-se a divulgação. Aos párocos e outros responsáveis pastorais, além da divulgação geral das propostas, sugere-se também o convite explícito àqueles que entendam poder frequentar com proveito os cursos para melhor servirem a comunidade cristã. Agradece-se também aos atuais e aos antigos alunos a colaboração da divulgação destas propostas formativas.

Poderá gostar...